Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação  (desde outubro de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Detalhe de padrão floral de algodão. Pano de chá (pequena toalha de mesa), Hungria, em meados do século XX
Padrão do ponto-cruz

Ponto-cruz ou ponto de cruz é uma forma popular de bordado em fios contados na qual os pontos têm formato de “X”. O artista conta as linhas da trama do tecido que deve ter a trama uniforme (como o tecido de linho) em cada direção, de modo que os pontos fiquem de tamanho e aparência uniformes. Essa forma de ponto-cruz é também chamado “ponto-cruz contato”, a fim de distingui-lo de outras formas de ponto-cruz. 

Por vezes, o ponto-cruz é feito sobre desenhos impressos no tecido; o artista simplesmente faz os pontos sobre o padrão impresso. O ponto-cruz também é executado facilmente em um tecido de fios contados, de modo que as tramas do tecido não precisam ser contadas de fato.

História

O ponto-cruz é a mais antiga forma de bordado e pode ser encontrado em todo o mundo. Muitos museus mostram exemplos de roupas decoradas com ponto-cruz, especialmente Europa continental, Ásia e Leste e Europa Central.

Os motivos multicoloridos e sombreados como conhecemos hoje são um desenvolvimento relativamente moderno, decorrente de padrões sombreados semelhantes de trabalhos em de meados do século XIX em Berlim. Além de desenhos criados expressamente para o ponto-cruz, existem softwares que convertem uma imagem, pintura, ilustração ou fotografia em um gráfico adequado para bordar. Um exemplo impressionante está na reprodução em ponto-cruz da pintura da Capela Sistina mapeada e executada por Joanna Lopianowski-Roberts.

Atualmente, o fio de algodão é a linha de bordar mais comum. Tal fio é um fio de algodão mercerizado, composto por seis fios que são levemente torcidos juntos e facilmente separáveis. Embora existam outros fabricantes, as duas mais comuns (e mais antigas) são DMC e Anchor, ambas fabricam fios de bordar desde 1800.

Tendências

Ponto-cruz tornou-se cada vez mais popular com a geração mais jovem do Reino Unido nos últimos anos. A Grande Recessão tem visto uma renovação do interesse em artesanato. Varejistas tais como a empresa John Lewis notaram um aumento de 17% de vendas de produtos entre 2009 e 2010. A Hobbycraft, uma cadeia de lojas de venda de materiais para artesanato, também tiveram um aumento de 11% nas vendas em relação ao ano passado.

Tricô e ponto-cruz tornaram-se passatempos mais populares para um mercado de jovens, em contraste com a tradicional reputação de ser um hobby de aposentados.


Este artigo usa material do artigo Wikipedia Ponto cruz, que é lançado sob o Creative Commons Attribution-Share-Alike License 3.0.